Sustentabilidade

Programa Raízes

Para garantir que os territórios onde estão seus empreendimentos se beneficiem ao máximo da presença da empresa, a CPFL optou por realizar um amplo programa de investimento social privado. Trata-se de um repasse de recursos privados da empresa, realizado de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Assim, além dos impactos positivos gerados pela operação, tal como a capacitação profissional, a geração de empregos e a receita dos impostos, a empresa apoia iniciativas de desenvolvimento local a partir de vocações e prioridades locais. No primeiro ciclo do projeto (2012-2015), foram apoiados projetos de apoio às cadeias produtivas, turismo, artesanato, infraestrutura, cultura, esporte e lazer.

No ciclo que se iniciou em 2016, a CPFL passou a buscar a ampliação do investimento social privado, em termos de área de atuação e estratégia. Além de atuar no Rio Grande do Norte, o programa passou a atuar no Ceará, onde há dois Parques Eólicos, e em Minas Gerais, onde há duas PCHs. Mais recentemente, em 2018, o Programa passou a atuar no Rio Grande do Sul, onde há um Parque Eólico. Mantém-se a concepção participativa para a elaboração dos projetos, mas uma visão estratégica do território passou a ser incorporada, para que oportunidades ligadas à inovação e experiências exitosas de outros territórios possam ser somadas ao processo participativo e possamos atingir resultados mais robustos para as comunidades.

Para isso, as ações a partir de 2016 para o Programa Raízes passaram a ser pautadas na mobilização social, no planejamento participativo, na implementação de projetos e no monitoramento & avaliação do impacto nas regiões, além da conexão desses resultados com referenciais de sustentabilidade corporativa internacional. A intenção da empresa é estabelecer uma relação duradoura com as comunidades do entorno, uma vez que a Companhia não compõe apenas o aspecto cênico da região, mas também demanda serviços de pequenos empreendedores, estabelece laços de confiança, abre oportunidades e, mais amplamente, fomenta a cidadania.

Para realizar seu programa de investimento social privado, a CPFL Renováveis conta com parceiros renomadas e igualmente comprometidos, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Secretaria do Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Fundação José Augusto, Ministério da Cultura e UNICEF.

Para saber mais acesse: www.cpflrenovaveis.com.br/raizes